Cirurgia de Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior do Joelho
A lesão do ligamento cruzado anterior ocorre geralmente em uma entorse de joelho mais grave que pode acontecer na atividade esportiva ou em outros tipos de trauma.
O ligamento cruzado anterior é um dos principais ligamentos do joelho e é responsável pela estabilização do joelho no sentido antero-posterior. Quando ocorre a lesão deste ligamento o paciente geralmente fica com uma sensação de frouxidão no joelho podendo ocorrer falseios que é o deslocamento da tibia para anterior. Se estes falseios ocorrerem de forma mais intensa por exemplo em atividades esportivas outras lesões podem ocorrer como por exemplo lesões meniscais e de cartilagem.
O tratamento preconizado para a lesão do LCA é a sua reconstrução com o objetivo de retorno da estabilidade do joelho. Com o retorno da estabilidade do joelho outras lesões são evitadas e previne-se a artrose precoce.
A primeira parte da cirurgia é feita retirando-se tendões de locais próximos do joelho que serão utilizados para substituir o ligamento rompido. Dois tipos de tendões podem ser utilizados: os tendões flexores que se localizam na região interna da coxa ou o tendão patelar que se localiza abaixo da patela na região anterior do joelho.
Estes tendões podem ser retirados sem prejuízo para a função do joelho pois os locais de retirada cicatrizam mantendo a função original deles.
Na segunda parte da cirurgia é realizada a artroscopia que é o tratamento das lesões internas do joelho. Na artroscopia faz-se o tratamento das lesões dos meniscos que podem ser preservados com técnicas específicas de sutura meniscal ou podem ter uma parte retirada no local da lesão se não forem aptos para sutura. Nesta parte também pode ser feito o tratamento de lesões de cartilagem se estiverem presentes.
Na terceira parte da cirurgia é realizada a passagem do novo ligamento por túneis ósseos realizados no femur e na tibia e a fixação com parafusos absorvíveis.